Esse artigo é pra você que em 31 de dezembro prometeu cuidar melhor das finanças, não gastar com besteira e começar a economizar no novo ano…mas os meses vão passando, você não conseguiu cumprir nenhuma de suas promessas e a sua vida financeira parece estar pior do que antes.
O problema é que nem sempre sabemos colocar em prática nossas promessas. E aí muitos projetos acabam abandonados no meio do caminho. Se identificou? Então, respira fundo porque ainda tem muito 2021 pela frente e nunca é tarde para começar (ou recomeçar)!
Respirou? Agora presta atenção nessas dicas e vamos lá retomar o controle da nossa vida financeira!
É por isso que escolhemos falar disto aqui no nosso blog, pois este problema também surge quando falamos dos planos e projetos para a nossa vida financeira!
A ideia não é falar de fórmula mágica, nem de emprego novo, muito menos de um jeito de esperar dinheiro cair do céu. Para que 2021 seja melhor financeiramente, trata-se de fazer bons planos e organizar suas contas. Vamos falar de 9 dicas para te ajudar com essas tarefas, tudo bem? Vamos lá:
Anote a previsão do quanto você recebe e quanto deve gastar todo mês. Esse é um ponto tão importante que nunca é demais falar dele.
Este é o ano para tirar nota 10 em educação financeira e começar a sua. E se tem, mas está magrinha, aproveite para engordá-la. É importante ter entre 3 a 6 meses dos gastos mensais guardados. Se programe para todo mês retirar pelo menos 5% daquilo que você ganha para esse fim.
Sempre tenha em mente um valor mínimo para investir: quanto você quer ter de dinheiro neste mesmo dia do ano que vem? Já estipule um valor ou percentual para guardar/investir. Após avaliar minuciosamente seu orçamento, estabeleça um percentual de sua renda que você poupará todo mês.
Evite parcelamentos demais que engessem seu orçamento e façam você ter custos com juros. Atenção especial ao cartão de crédito.
Como é muito importante saber gastar, já se programe para esses momentos especiais. Identifique feriados ou férias no próximo ano e defina um valor máximo para gastar com cada um deles. Você também vai reservar dinheiro para isso.
Troque gastos desnecessários pela chance de tornar suas promessas realidade. Não precisa gastar dinheiro com serviços que você não usa, ou mesmo pagar muito caro por serviços/produtos que são necessários. Às vezes, vai ser preciso reduzir a frequência com que você sai para comer fora, o valor gasto de uber, repensar os gastos com vestuário ou aquela necessidade de sempre ter tudo “novo”; isso para que alguns sonhos se tornem realidade.
Celebre as conquistas e faça ajustes a partir de erros. Como tudo na vida é dinâmico, vá revisando ao longo dos meses para saber se você está alcançando ou não! Isso vai ajudar para que você não perca o foco com o passar dos meses.
Se você utiliza notas fiscais para ter algum desconto no imposto, já tenha um local para reservar essas notas, para que você não precise correr na última hora. Já se programe e receba sua restituição mais cedo.
Começo de ano é sempre cheio de gastos, mas eles podem ser aliviados com o 13º salário ou alguma renda extra. Dá pra usar um pouco para pagar o material escolar da criançada, quem sabe o IPVA, o IPTU, ou até dar um adiantamento em algum empréstimo e evitar mais juros. Planejando agora o uso desta renda extra dá para ter um 2022 ainda melhor que 2021.
É possível que você já tenha ouvido falar ou talvez faça algumas dessas coisas, mas o ideal é que você siga todas elas, que você as adote em sua vida. Fazendo isso é muito provável que que 2021 seja um ano de realizações para você!
Você já sabe tudo isso, mas tem dificuldade de colocar em prática? Fala com a gente que ajudamos você! Conheça o nosso serviço de Planejamento Financeiro Pessoal para ajudar você a planejar sua vida, seus sonhos e seu futuro.
Existimos para ajudar pessoas a redesenhar sua vida financeira, transformando seu dinheiro (pouco ou muito) em um meio de realização de sonhos.
Segunda a quinta: 9h às 18h
Sexta: 9h às 12h
Sábado e Domingo: Fechado